Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC )
"Os homens são movidos e perturbados não pelas coisas,
mas pelas opiniões que eles têm delas"
(Epicteto - filósofo grecolatino nascido em 55 d.C )
A Cognição é um termo amplo que se refere ao conteúdo dos pensamentos e aos processos envolvidos no ato de pensar. Assim, são aspectos da cognição as maneiras de perceber e processar as informações, os mecanismos e conteúdos de memórias e lembranças, estratégicas e atitudes na resolução de problemas.
A Terapia Cognitivo–Comportamental baseia-se no princípio de que a maneira como pensamos ou julgamos uma situação determina o modo como agimos, ou seja, se foca nas conexões entre o que uma pessoa pensa sobre si mesma - ou sobre a situação (a parte cognitiva) - e como isso afeta a maneira como ela age (a parte comportamental).
Na TCC o terapeuta trabalha junto com o cliente, ensinando e aplicando as técnicas cognitivas e comportamentais visando corrigir distorções dos pensamentos que estão produzindo sofrimento.
Atualmente a TCC é considerada a mais moderna forma de tratamento psicoterapico e é a que vem mostrando grande eficácia no tratamento de diversos transtornos psicológicos. É um tipo de terapia que enfatiza colaboração e participação ativa do cliente; é orientada em metas e focalizada em problemas; inicialmente enfatiza o presente; é educativa, visa a ensinar o cliente a ser seu próprio terapeuta e enfatizando a prevenção de recaída, e visa a ter um tempo limitado.
O vídeo a seguir, mostra o trecho de uma sessão de terapia cognitivo-comportamental onde é possível ter uma noção de como o Psicólogo conduz o cliente a refletir e também como é a participação ativa do cliente
Nenhum comentário:
Postar um comentário