ALIMENTOS PODEM INTERFERIR NO HUMOR
A falta de algumas substâncias e o excesso de outras podem atuar diretamente sobre nosso humor, segundo a nutricionista Flávia Cesar Raduam, da Clínica New Quality. “Alguns alimentos são capazes de estimular substâncias em nosso organismo responsáveis por regular nosso estado emocional”, diz.
Segundo Flávia, os nutrientes dos alimentos atuam na formação e liberação de neurotransmissores, substâncias que são enviadas ao Sistema Nervoso Central, responsável pelo estado de humor. Os neurotransmissores são responsáveis pela comunicação entre as células do nosso cérebro e, para executarem um bom papel, devem estar em níveis adequados.
Os três principais neurotransmissores envolvidos com o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. A serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação sedativa e calmante, enquanto a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição.
A produção de serotonina depende da ingestão de alimentos fontes de carboidratos e de triptofano, como o leite e a banana. Já a dopamina e a noradrenalina são produzidas com o auxílio da tirosina, outro aminoácido importante na nossa alimentação e encontrado em carnes magras, ovos, leguminosas, nozes, entre outros. Mas as vitaminas do complexo B e alguns minerais também estão envolvidos na modulação do humor. Por isso, aposte ainda em peixes e cereais integrais.
A ingestão adequada desses nutrientes garante níveis adequados de neurotransmissores no organismo, proporcionando o controle do humor. “Não existe uma fórmula milagrosa para ser feliz e ter sempre bom humor, mas com algumas escolhas alimentares saudáveis podemos contribuir para o funcionamento adequado do organismo e proporcionar a ele substâncias necessárias para a formação dos neurotransmissores responsáveis pelo nosso bem-estar”, diz a nutricionista.
Fonte: Abril